A Central Única das Favelas (CUFA) e a Uber, mais uma vez, unem forças em prol de uma grande causa. As duas instituições vão contribuir para a vacinação das Mães da Favela, e suas famílias, contra a Covid-19.
Com o conhecimento de território da CUFA, a instituição entende que, na favela, as mulheres são responsáveis, além dos filhos, pelo cuidado de pais, avós, sogros, tios e afins, que estão na idade que se enquadra nos grupos prioritários da atual fase do plano de vacinação.
“Estamos vendo diversas mães que precisam ir trabalhar, mas ficam divididas entre o medo de contaminar seus parentes e a necessidade de colocar comida na mesa. Não queremos que elas tenham que fazer essa escolha, por isso essa ação é tão importante. Com os parentes vacinados é menos uma preocupação para essa mãe”, disse o coordenador estadual de Mato Grosso, Anderson Zanovello
Logo, as beneficiadas pelo Mães da Favela, programa que ajudou 1,5 milhão de mulheres em 2020, serão contempladas com vouchers de viagens de R$ 30 (ida e volta, R$ 60), para levarem os seus pares mais idosos para se vacinarem, nos postos, com o conforto e a segurança do Uber.
A parceria irá se adequar aos diferentes calendários de vacinação de cada localidade, conforme as fases forem avançando.
“É muito importante que uma empresa do porte Uber nos ajude a acelerar a logística de vacinação da população de favela. É o início do fim deste período difícil que estamos vivendo. E, mais uma vez, a favela precisa ser olhada”, disse Preto Zezé, presidente nacional da CUFA.
Tal qual o Mães da Favela, a seleção das mulheres, a receberem o benefício, ficará por conta das lideranças locais da instituição, que conhecem os territórios e sabem quais são as pessoas que mais demandam ajuda neste momento.
“No começo da pandemia, se olhou muito para a favela. E somos muito gratos por isso. Agora, na hora da vacina e da retomada, ela tem que ter a mesma prioridade que a sociedade entendeu que ela tinha, lá atrás”, pontuou Elaine Caccavo, coordenadora geral da iniciativa. “Neste momento de recuperação, a favela precisa ser olhada.E é muito importante que uma empresa do tamanho da uber assuma este compromisso com a gente”, concluiu.
A Uber apoiou os programas desenvolvidos pela CUFA de combate à pandemia, como o CUFA Contra o Vírus e o Mães da Favela. Inclusive oferecendo viagens para as famílias contempladas pelos programas.
A parceria entre as duas instituições é antiga. A CUFA é responsável por instalar o primeiro parklet da Uber dentro de uma favela no mundo. Foi na favela de Heliópolis, em São Paulo, no início de 2019.