Para Celso Athayde, seria necessário um núcleo dentro do governo que saiba interagir e entenda os problemas que a população periférica vive
O fundador da Central Única das Favelas (Cufa), Celso Athayde, afirmou que o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve considerar a necessidade de criar um ministério das favelas. Para ele, seria necessário um núcleo dentro do governo que saiba interagir e entenda os problemas que a população periférica vive.
“Não é uma apologia para uma maior quantidade de ministérios, mas uma provocação para haver um setor que possa olhar essas pessoas com uma visão diferente”, disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “São pessoas que vivem sob gestão não do poder público, mas de um poder paralelo”.
Athayde explicou que a desigualdade econômica no País segue em crescimento e o problema habitacional é ainda maior. Se em 2011, 11,1 milhões de pessoas moravam nas favelas, o número chegou aos 17 milhões no ano passado.
Uma das soluções para melhorar a vida nas favelas, aponta Athayde, é o estímulo ao empreendedorismo e à criação de uma “zona franca”, com isenções fiscais aos empregadores que venham da região.
Fonte: http://Bahia.ba