O presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA) Preto Zezé será agraciado com a Medalha da Abolição 2020/2022, a principal honraria do Ceará, estado onde o Zezé nasceu e começou a formar a sua trajetória.
O prêmio é oferecido pelo governo do estado e Francisco José Pereira de Lima, o Preto Zezé, foi escolhido pelo seu grande histórico de trabalho social, reconhecido na defesa dos direitos dos mais humildes e importante figura nos debates contra o racismo.
“É uma importante honraria. Estou muito orgulhoso de recebê-la. No início da minha trajetória, lavava carros na Assembleia Legislativa do Ceará. Hoje vou receber no palácio do governo do estado. Sem palavras, só tenho a agradecer a todos que me proporcionaram isso”, comemorou Preto Zezé.
Preto Zezé é rapper e atua na CUFA desde o início dos anos 2000, assumiu a presidência da instituição em 2020. Em 2019, Zezé lançou o livro Das Quadras Para o Mundo, onde conta a sua história, desde quando lavava carros na Assembleia Legislativa do Ceará até ser um dos principais nomes da maior ONG de que atua em favelas no mundo.