A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) traz para Cuiabá uma palestra com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa) e um dos maiores nomes do empreendedorismo social do Brasil. O evento será no próximo sábado (14), às 9h, no Palácio da Instrução. As inscrições são gratuitas e ainda há vagas disponíveis.
A palestra ‘Empreendedorismo na Base da Pirâmide’ irá apresentar informações sobre como empreender de forma socialmente consciente e como obter resultados nesse modelo de negócio. Esta é mais uma ação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Afroempreendedorismo de Mato Grosso (Báyò), que é executado dentro da Secel, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa, com apoio do Ministério da Igualdade Racial.
Celso Athayde é empresário, produtor de eventos, escritor e ativista social brasileiro, especializado em favelas e periferias. Nasceu no Rio de Janeiro, e viveu em abrigos e na rua durante a infância e adolescência. Hoje, atua na empresa Favela Holding, que lidera mais de 20 empresas com foco no desenvolvimento de favelas e seus moradores, por meio do empreendedorismo. Em 2021, ganhou o Prêmio Empreendedor Social e de Inovação do ano, concedido pelo Fórum Econômico Mundial.
Báyò – Dentro das ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Afroempreendedorismo de Mato Grosso, a Secel realiza nesta semana outras duas ações, uma exposição e uma feira de afro empreendedorismo.
A ‘Exposição Ananse – Arte: Futuro Ancestral’ será aberta nesta terça-feira (10), às 19h, na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. A mostra terá participação de artistas mato-grossenses e apresentará obras de arte e produtos que expressem a ancestralidade, tradições e manifestações culturais da população preta de Mato Grosso. A entrada é gratuita. A mostra ficará aberta ao público até o dia 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Outra importante ação do programa é a Feira de Afro Empreendedorismo Criativo, que será realizada nos dias 14 e 15 de outubro, das 16h às 22h, no Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá. A entrada será gratuita ao público.