CUFA MT
A Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, foi fundada como Associação dos Skatistas de Colíder, em março de 2004 no município de Colíder, onde a princípio buscava melhorias para os esportistas da modalidade, em 2009 começou a representar a Central Única das Favelas (CUFA) no estado de Mato Grosso, agregando desta forma toda a juventude das periferias e gerando voz a comunidade.
Desenvolvendo-se cada vez mais, até que o município de Colíder se tornou pequeno para as suas ações e sua razão social tornou-se limitada, pois não abrangia as vertentes que a entidade atua, desta forma, a fim de expandir o seu atendimento e obter um nome mais irrestrito, em fevereiro de 2019 transferiu sua sede para Cuiabá e alterou sua razão social para a atual (Associação de Desenvolvimento Social das Favelas), tendo sede na Av. Daliberto Ferreira da Costa, 149, Jardim Santa Isabel.
A missão da organização é contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades, por meio de projetos que valorizem talentos e aptidões individuais e coletivas destinadas prioritariamente a crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
CUFA
A Central Única das Favelas (CUFA) é uma Organização brasileira que nasceu no Rio de Janeiro, criada a partir da união de jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.
Com o objetivo de promover desenvolvimento social das favelas, através de ações que possibilitem que o indivíduo seja o protagonista da própria história, a entidade é reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, sendo atualmente uma rede de instituições que está presente em todos os estados brasileiros em mais de 5 mil favelas, além de ter representantes em outros 17 países.