Associação de Desenvolvimento Social das Favelas

Associação de Desenvolvimento Social das Favelas

CUFA e Câmara dos Deputados lançam a maior iniciativa para o desenvolvimento das favelas no país

A Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com a Câmara dos Deputados lançam, na próxima terça, dia 6, um movimento que pretende dar respostas às necessidades de avanços nos territórios ocupados por cerca de 18 milhões de pessoas: Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores.

A Frente já conta com a histórica marca de 207 assinaturas de deputados e deputadas de todos os partidos, e é liderada por Kalyne Lima e Preto Zezé pela CUFA. Enquanto, por parte do parlamento, os deputados federais Washington Quaquá e Lindbergh Farias são as lideranças.

A Cerimônia de Lançamento da nova Frente acontecerá no Plenário 1 no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, das 18h às 20h, com a presença de deputados, senadores, ministros, membros da CUFA e lideranças de favelas e outros movimentos, e também marcará o lançamento do projeto de desenvolvimento urbano da CUFA chamado “Favelas Potentes”.

A importância desta articulação que se desdobrou nesta iniciativa inédita mostra que juntos: movimento social, parlamento, empresas e gestores públicos poderão dar respostas objetivas para soluções que transformem a vida de milhões de brasileiros, especialmente nas favelas. É essencial que as vozes das favelas sejam ouvidas e que sejam implementadas políticas públicas que promovam a inclusão social e o bem-estar dessas comunidades.

A Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores e seu Desenvolvimento Urbano será uma organização suprapartidária em prol das favelas e do desenvolvimento urbano e por isso é de extrema importância por várias razões:

Em primeiro lugar, ela representa um esforço conjunto de diferentes parlamentares de diversos campos, correntes, segmentos e partidos políticos para enfrentar os desafios vividos pelos seus moradores. A necessidade dessa união de forças transcende as diferenças ideológicas e partidárias, o foco central dessa missão será a articulação entre o poder público, privado e a sociedade. O objetivo é construir soluções urbanas e econômicas que causem um impacto positivos nas áreas da saúde, segurança, urbanização, da cidadania e da qualidade de vida dos seus moradores.

Preto Zezé, conselheiro da CUFA, será o secretário executivo da Frente, junto com a presidenta nacional da CUFA Kalyne Lima. Em sua opinião “esse é mais um grande passo da nossa agenda propositiva. Pela primeira vez na história, a favela mostra um poder de articulação que irá nos permitir sonhar com soluções reais nos estados. Questionar e até mesmo cobrar os políticos é importante para não deixar eles abandonarem suas missões, mas é fundamental criar um movimento que nos possibilite construir, junto com eles, que representam democraticamente a sociedade, os caminhos para melhores dias nas favelas”, explicou Preto Zezé.

Além disso, essa Frente Parlamentar tem como objetivo ampliar o diálogo entre os representantes políticos e as lideranças das favelas, permitindo que as demandas e necessidades dessas comunidades sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas. Isso pode levar a uma maior representatividade e participação das favelas no processo político e na tomada de decisões que afetam diretamente suas vidas.

A Frente Parlamentar em Defesa das Favelas, Respeito à Cidadania de seus Moradores e seu Desenvolvimento Urbano também deve, sobretudo, desempenhar um papel fundamental na defesa dos direitos e da cidadania dos moradores das favelas, bem como na busca por soluções para os problemas enfrentados, como acesso a serviços básicos, infraestrutura adequada, segurança, educação e emprego.

Segundo Washington Quaquá, presidente da Frente e entusiasta do tema, “a ideia de se criar uma Frente Parlamentar que olha para e pelas favelas não é nada mais que nosso dever enquanto parlamentares. Se o congresso é a Casa do Povo, é para o Povo que precisamos legislar. Estar junto com a CUFA nessa luta é a certeza de que daremos as melhores respostas para as desigualdades que ainda existem nas favelas e periferias”, comemora o Deputado Federal do Rio, Washington Quaquá.

Já para a paraibana Kalyne Lima, atual presidente nacional da CUFA, “Estamos muito felizes com essa representação que a favela está conquistando, em um dos maiores espaços de tomadas de decisão do país.
Como favelada e presidente da CUFA, estou muito otimista e confiante de que os deputados representantes dessa Frente vão dialogar e ouvir as nossas demandas, os moradores, e, sobretudo, levá-las em consideração na hora de direcionar, fiscalizar e construir políticas públicas”, disse Kalyne.

Para seu conterrâneo, deputado da Frente Lindbergh Farias “essa Frente entra para a história como a maior intervenção política das favelas já vista. Participar desse momento está sendo importante. Porém, os anos seguintes são fundamentais. Terça será apenas um ato, mas queremos produzir grandes resultados. Por isso, no dia 8, faremos uma imersão na Colômbia para conhecer um pouco das experiências de Medellín com as favelas”, explicou Lindbergh Farias.

Membros da CUFA e da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas, Respeito à Cidadania de seus Moradores e seu Desenvolvimento Urbano, além de ministérios fazem viagem para a Colômbia, para conhecer experiências bem sucedidas de projetos de urbanização nas favelas

Dois dias após a oficialização da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas, Respeito à Cidadania de seus Moradores e seu Desenvolvimento Urbano, um grupo formado por membros da CUFA, parlamentares, e ao menos dois ministérios, Planejamento e Direitos Humanos e Cidadania, embarcam para Colômbia, junto com Quaquá, para entenderem as soluções de segurança e urbana que eles venceram. Nessa viagem o urbanista e secretário da juventude de Fortaleza, David Gomes, estará integrando a comitiva. Além do especialista em políticas públicas, Murilo Cavalcanti, que também é Secretário de Segurança Cidadã do Recife e diretor e idealizador da Rede Compaz (Centros Comunitários da Paz (COMPAZ) que guiará o grupo.

“Para mim, levar esses membros da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas, Respeito à Cidadania de seus Moradores e seu Desenvolvimento Urbano para visitarem a cidade de Medellín e conhecer suas soluções urbanas é extremamente valioso, para projetos como o Favelas Potentes que a CUFA já está desenvolvendo. Seja pela cidade internacionalmente inovadora, que é, ou pela superação da violência, que a tornou referência. Essa visita será fundamental. Portanto, espero que todos tragam muitos ensinamentos e referências que trago comigo até hoje”, comemorou Murilo Cavalcanti.

Os membros da CUFA e da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores e seu Desenvolvimento Urbano estarão na Colômbia com a finalidade de aprofundar seus conhecimentos sobre urbanismo social, projetos urbanos integrados, pacificação de favelas, cultura cidadã, moradias populares e programas voltados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Serviço:

Dia: 6 de junho (terça-feira)
Hora: 18h às 20h
Local: Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 1
Endereço: Praça dos Três Poderes – CEP 70.160-900 – Brasília-DF

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PARA SER UM VOLUNTÁRIO EM UMA DE NOSSAS CAMPANHAS OU PROJETOS, NÃO É NECESSÁRIO DISPOR DE GRANDE TEMPO LIVRE. VOCÊ PODE ATUAR NOSSA SEDE ADMINISTRATIVA OU EM UM PROJETO FIXO, CONFORME SUA DISPONIBILIDADE E INTERESSE.

Atenção, os dados que contém (*) são de preenchimento obrigatório.

Nome ( * )
Sobrenome ( * )
Email ( * )
Ex: seuemail@gmail.com
Fone Fixo
Celular ( * )
Endereço ( * )
Número ( * )
Cidade ( * )
Estado ( * )
CEP ( * )
Onde pretende ser voluntário(a)? ( * )
POLITICA DE PRIVACIDADE ( * )

OBRIGADO POR SE INSCREVER!

EM BREVE VOCÊ RECEBERÁ CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DA CUFA MT EM SEU E-MAIL.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

OBRIGADO PELO SEU CONTATO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

FORUMULÁRIO ENVIADO COM SUCESSO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

Pular para o conteúdo