Cufa e Frente Nacional Antirracista lançam campanha para ajudar os Yanomami e Região

ASSESSORIA CUFA

O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar a calamidade sanitária dos povos Yanomami – indígenas que vivem na Floresta Amazônica, nos estados de Roraima e Amazonas. A partir desta informação, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA), que durante a pandemia viabilizaram alimentos, gás e produtos de higiene, na região, e em todo o país, estão promovendo um mutirão solidário para arrecadação de alimentos. Com o apoio logístico da Favela Log, as doações chegarão na região.

Em Mato Grosso, há seis pontos de coleta de alimentos que estão localizados nas sedes das Cufas: em Cuiabá, Sorriso, Alta Floresta, Sinop, Marcelândia e Peixoto de Azevedo. “Quem quiser fazer a doação de alimentos pode procurar uma dessas sedes da Cufa nos horários das 8h às 11h ou das 13h às 17h. Essa é uma mobilização nacional da favela diante dessa crise humanitária em Roraima”, declarou o presidente da Cufa em Mato Grosso, Anderson Zanovello.

A Cufa e a FNA já trabalharam juntas em outras ações, como em ações da pandemia causada pelo Covid – 19 em 2020 e 2021, na campanha de arrecadações de alimentos com as fortes chuvas pelo Brasil no final de 2021 e início de 2022. O objetivo do mutirão é reforçar as doações e a distribuição, amenizando o sofrimento dos Yanomamis.
“Não podemos ter informação do que está acontecendo com os Yanomami e ficar de braços cruzados. Vamos usar toda a nossa capilaridade e capacidade de mobilização, como já fizemos em outras campanhas para ajudar ao máximo possível” diz Kalyne Lima, copresidenta nacional da Cufa.

Algumas lideranças da Cufa e da FNA estão indo para Roraima, local onde essas instituições também já promoveram ações de ajuda humanitária, acompanhar in loco toda a mobilização e distribuição das doações.

“A nossa luta é por todos os povos. Não podemos ver o sofrimento desses irmãos indígenas, tão importantes para a construção da nossa sociedade, e não fazermos nada. A Frente Nacional Antirracista está junto com os Yanomamis”, declarou Anna Karla Pereira, coordenadora da Frente Nacional Antirracista.

O CEO da Favela Log, Thales Athayde também está indo para Roraima para acompanhar a logística de distribuição. “A CUFA sempre está do lado das populações originárias. Por isso, estamos chegando com tudo em Roraima, a fim de ajudar os Yanomamis a recuperarem uma vida digna”, disse Preto Zezé, copresidente nacional da CUFA.

Como doar – As doações em dinheiro serão feitas diretamente para Cufa Nacional pelo pix doacoes@cufa.org.br ou pela vakinha: https://www.vakinha.com.br/3412341

Confira os endereços das Cufas em Mato Grosso:

Cufa MT – Rua Custódio de Melo, 830 – Cidade Alta, Cuiabá
Contato: 66 9 9974 9559

Cufa Peixoto de Azevedo – Rua Argentina, 925 – Bairro Mãe de Deus, Peixoto de Azevedo
Contato: 66 9 2000 6828

Cufa Sorriso – Rua Iguaçu, 637 – Bairro Vila Bela, Sorriso
Contato (66) 9 9687 3665 ou (66) 9 9694 2705

Cufa Marcelândia – Rua Deiza Xavier P Casula, 118 – Vila Tupy, Marcelândia
Contato (66) 9 3300-1488

Cufa Alta Floresta Rua Primavera, 225 – Bairro Jardim das Flores, Alta Floresta
Contato (66) 9 9204 5536

Cufa Sinop – Rua Braz Claro dos Anjos, 2513 = Bairro Jardim Boa Esperança, Sinop
Contato (66) 9 9208 7807

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE
MAIS NOTÍCIAS

PARA SER UM VOLUNTÁRIO EM UMA DE NOSSAS CAMPANHAS OU PROJETOS, NÃO É NECESSÁRIO DISPOR DE GRANDE TEMPO LIVRE. VOCÊ PODE ATUAR NOSSA SEDE ADMINISTRATIVA OU EM UM PROJETO FIXO, CONFORME SUA DISPONIBILIDADE E INTERESSE.

Atenção, os dados que contém (*) são de preenchimento obrigatório.

Nome ( * )
Sobrenome ( * )
Email ( * )
Ex: seuemail@gmail.com
Fone Fixo
Celular ( * )
Endereço ( * )
Número ( * )
Cidade ( * )
Estado ( * )
CEP ( * )
Onde pretende ser voluntário(a)? ( * )
POLITICA DE PRIVACIDADE ( * )

OBRIGADO POR SE INSCREVER!

EM BREVE VOCÊ RECEBERÁ CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DA CUFA MT EM SEU E-MAIL.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

OBRIGADO PELO SEU CONTATO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

FORUMULÁRIO ENVIADO COM SUCESSO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

Pular para o conteúdo