NOTÍCIAS

EXPO FAVELA 60 empreendedores de favela mostram o que a periferia tem de inovação e criatividade

ELIAS NETO E SANDRA OLIVEIRA | ASSESSORIA EXPO FAVELA MT

No primeiro dia da Expo Favela Innovation 2023, 60 empreendedores de favela mostraram o que a periferia tem: criatividade, inovação, tecnologia e inclusão social. Centenas de pessoas se reuniram para ouvir, trocar experiências, aprender quer sejam pelos painéis, palestras e apresentações culturais.

A presidente da nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Kalyne Lima, disse que a favela e o asfalto estão no mesmo chão. O avanço e quebra da barreira da injustiça social só vai avançar quando as pessoas entenderem que todos são iguais e para combatê-la é necessário dar oportunidades.

“A gente tem muito orgulho por sermos essa população que entende que também é seu papel social em dar oportunidade para os 18 milhões de brasileiros que moram em território de favela, comunidade, periferia e tiveram economia anual em R$ 22 bilhões de renda própria, portanto, gerando riqueza. O que nós queremos agora é justiça social e a oportunidade”.

Ela destacou ainda que a frase dita pelo fundador da CUFA, Celso Athayde, é o que os empreendedores vivem: Favela não é carência. Favela é potência.

“A gente não sabia disso, ou melhor, nos negavam o direito de reconhecer isso, mas isso a gente já entendeu quem somos e estamos juntos no mesmo chão para promover de fato uma transformação social que possa possibilitar um avanço”.

O diretor técnico do Sebrae de Mato Grosso, André Schelini, disse que foi uma alegria para a entidade de apoio à micros e pequenas empresas apoiar evento como a Expo Favela, que valoriza o empreendedorismo na periferia, apoiando iniciativas como essa, de quem trabalha com a base da pirâmide social.

“Mais de 80% da população vivem em cidades e é preciso pensar em estratégias e desenvolver cidades e ambientes mais criativos, inovadores, inclusivos. Essa proposta de trabalhar o fortalecimento por meio da inclusão produtiva do trabalho, valorizando artes, saberes e tradições são visto com muito otimismo. Acreditamos que a economia brasileira pode ser mais criativa e inclusiva para diversificar a nossa produção. É importante estabelecer parcerias como empreendedores da favela e gerar negócios para essas pessoas”.

Para incentivar o pequeno empreendedor, o Banco da Amazônia informou durante o evento que vai abrir uma unidade de micro finanças em Cuiabá para que os empreendedores possam ter acesso ao crédito, gerando mais renda, empregos e riquezas no Estado.

A superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Keiko Okamura, se emocionou ao falar que acredita no trabalho da economia criativa, que se vê nos trabalhos dos empreendedores de favela.

“O evento está trazendo a economia criativa para o lugar e o espaço que ela merece com essas parcerias maravilhosas. Temos lutado muito por isso dentro e fora do governo. Acreditamos que temos tudo para desenvolver a nossa região e dar acesso e oportunidades para as pessoas”.

Depois da abertura oficial foi realizado show cultural da dupla Nico e La e o dia encerrou com a apresentação do grupo Flor Ribeirinha. Neste sábado (08.07) a programação segue a partir das 12h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá Confira a programação completa pelo link https://mt.expofavela.com.br/programacao/

EXPO FAVELA MT – O objetivo é dar visibilidade para essas iniciativas e, assim, promover um palco para o encontro com investidores que possam acelerar esses empreendimentos e gerar negócios, a partir das oportunidades que nascerão no evento.

Em Mato Grosso, além de apresentarem suas ideias e empreendimento durante os dois dias de feira, os 10 melhores empreendedores do estado serão convidados para a edição nacional. Dos empreendedores que participarem da edição nacional, os 10 melhores serão convidados a participar de um reality show no programa É de Casa da Rede Globo.

A Expo Favela Innovation Mato Grosso é uma realização da Favela Holding, Cufa-MT, Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e MT Criativo, com promoção da TVCA; patrocínios do Sebrae, Banco da Amazônia e Governo Federal, 360 News, Vortion Comunicações e Várzea Grande Shopping. Apoio cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) de Várzea Grande, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) e da Assembleia Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, além das parcerias com Em Cena Escola de Artes de Cuiabá, Nove Atos Cultura e Entretenimento, Lide Mato Grosso e apoio do Instituto Inova Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

NOSSOS PARCEIROS

Horário de atendimento

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
INFORMAÇÕES

PARA SER UM VOLUNTÁRIO EM UMA DE NOSSAS CAMPANHAS OU PROJETOS, NÃO É NECESSÁRIO DISPOR DE GRANDE TEMPO LIVRE. VOCÊ PODE ATUAR NOSSA SEDE ADMINISTRATIVA OU EM UM PROJETO FIXO, CONFORME SUA DISPONIBILIDADE E INTERESSE.

Atenção, os dados que contém (*) são de preenchimento obrigatório.

Nome ( * )
Sobrenome ( * )
Email ( * )
Ex: seuemail@gmail.com
Fone Fixo
Celular ( * )
Endereço ( * )
Número ( * )
Cidade ( * )
Estado ( * )
CEP ( * )
Onde pretende ser voluntário(a)? ( * )
POLITICA DE PRIVACIDADE ( * )

OBRIGADO POR SE INSCREVER!

EM BREVE VOCÊ RECEBERÁ CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DA CUFA MT EM SEU E-MAIL.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

OBRIGADO PELO SEU CONTATO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

FORUMULÁRIO ENVIADO COM SUCESSO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.