O Brasil tem cerca de 13,6 milhões de pessoas vivendo em favelas, se formassem um estado, seria o 5° maior do país. Com a intenção de transformar a imagem desse local em carisma, em 2005 a CUFA iniciou uma campanha para a criação do dia da favela que arrecadou 700 mil assinaturas. Comemorar o dia das favelas representa prestigiar as conquistas das gerações de milhares de famílias que hoje homenageiam o seu empoderamento, cultura, e sua capacidade em ultrapassar os obstáculos impostos pela história.
A palavra favela foi usada pela primeira vez no Brasil no dia 04 de Novembro de 1990. O nascimento do termo favela aconteceu após a Guerra dos Canudos, local que ficava o Morro da favela, que teve esse nome devido a uma planta local, a faveleira. Alguns soldados ao retornar ao Rio de Janeiro em 1897 da guerra vitoriosos, não tinham lugar para morar na cidade e com a ajuda de um oficial, invadiram uma chácara no Morro da providência. O então delegado
Dr. Enéas Galvão escreveu um documento sobre o morro da providência, que foi nomeado como a primeira favela do país por causa das moradas improvisadas e com pouca infra estrutura.
#favelavenceu
#diadafavela