Associação de Desenvolvimento Social das Favelas

Presidente da CUFA/MT representa Estado no Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África
Anderson Zanovello participa do evento que promove debates sobre juventude, inclusão social e o papel das comunidades periféricas na construção de futuros sustentáveis

O presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA/MT), Anderson Zanovello, participa do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, realizado entre os dias 5 e 8 de novembro de 2025, em Salvador (BA). Em sua 7ª edição, e pela primeira vez fora do continente africano, o festival propõe um espaço de troca e co-criação entre Brasil, França e África, celebrando a força das juventudes, das comunidades e das narrativas que unem os três continentes.

Aberto oficialmente pelo presidente francês Emmanuel Macron, na véspera da COP 30, o evento reúne 300 jovens e lideranças de referência em temas como justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e valorização das culturas afrodescendentes. A programação é ampla e inclui o Fórum Nosso Futuro Brasil–França: Nossos Lugares em Partilha, além de exposições, mostras de cinema, oficinas, apresentações musicais e debates que transformam Salvador em um grande centro de diálogo cultural e social.

Zanovello, que representa a CUFA Mato Grosso e o movimento nacional da entidade, participa de painéis que abordam o papel das periferias e das favelas na construção de cidades inclusivas e sustentáveis. Segundo ele, o festival é uma oportunidade histórica para que as experiências brasileiras de transformação social sejam reconhecidas em escala global.

“Participar deste encontro é mostrar que a favela pensa o futuro. O diálogo com África e França amplia nossa visão sobre pertencimento, inovação e cidadania nas periferias. A CUFA vem mostrando que as soluções sociais nascem da base, da coletividade e da força das nossas comunidades”, afirmou.

O evento é organizado pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil, dentro da Temporada França–Brasil 2025, em parceria com o Governo Federal, Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Universidade Federal da Bahia, CUFA Brasil e CUFA França, Aliança Francesa, Accor, Fundação de Inovação pela Democracia, Cidade de Paris, entre outras instituições.

Para Anderson Zanovello, a presença da CUFA no festival reforça a importância da colaboração entre territórios e da valorização das vozes periféricas.

“Quando um jovem da favela dialoga com lideranças da África e da Europa, ele entende que suas lutas são parte de algo maior. Esse encontro mostra que a favela é potência global e tem muito a ensinar sobre solidariedade, criatividade e futuro”, destacou.

Com quatro dias de programação intensa, o Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África consolida-se como um dos principais espaços internacionais de articulação entre juventude, cultura e políticas públicas, projetando Salvador e o Brasil como pontes de conexão entre o continente africano e a Europa.

Também esteve presente no evento a presidente da Cufa Cuiabá, Débora Ribeiro. “Evento incrível para nosso crescimento e articulação, não só a nível de país, mas de forma global”, finalizou.

GALERIA DE FOTOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

OBRIGADO POR SE INSCREVER!

EM BREVE VOCÊ RECEBERÁ CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DA CUFA MT EM SEU E-MAIL.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

OBRIGADO PELO SEU CONTATO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

FORUMULÁRIO ENVIADO COM SUCESSO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

betnano
betnano
betnano
betnano
betnano giriş