Presidente das Mulheres da Cufa-MT palestra na edição da Expo Favela de SP

Em Mato Grosso, a primeira edição da Expo Favela será no mês julho, um evento de negócios que promove o encontro da favelas e o asfalto. Inscrições seguem abertas.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e como forma de enaltecer o empoderamento feminino também nas favelas, a presidente das Mulheres da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), Débora Silva, foi uma das palestrantes na edição Expo Favela Inovation de São Paulo, realizada no último final de semana passada no Word Trade Center (SP).

Numa roda de conversa entre mulheres, Débora palestrou sobre o tema “Participação Feminina na Ciência e Tecnologia como Transformação Social na Favela”, e uma das questões abordadas foi que o fato de existir poucas patentes de invenções atribuídas as mulheres. “Várias invenções tecnológicas foram feitas por mulheres que não são reconhecidas porque antigamente elas não tinham direito de registrar patente, não tinha o direito nem de assinar um relatório científico do trabalho desenvolvido por mulheres. No passado, tendo visto uma sociedade patriarcal, era muito comum quando uma mulher descobria algo essa invenção ser panteada pelo pai, irmão ou professor”, destacou Débora.

Para ela, esse reconhecimento do papel da mulher no processo criativo e tecnológico nas descobertas é imprescindível na busca de igualdade de gênero em qualquer área de atuação e eventos como a Expo Favela traz não só o protagonismo da periferia para a asfalto, mas abre espaço para essas mulheres que são empreendedoras nas favelas.

“O caminho é de mudança onde as mulheres também sejam valorizadas e atuem nesses espaços porque a contribuição não é para elas, e sim para a sociedade como um todo. A reflexão é a ideia de uma reconstrução da sociedade mostrando que a mulher tem a somar com a parte tecnológica”, pontou a presidente da Cufa em Cuiabá.

Ao final da roda de conversa, Débora falou sobre o quão gratificante foi palestrar nesse evento, junto de mulheres poderosas, líderes de favelas, de regiões diferentes do país; “Uma rica diversidade onde estivemos unidas para falar sobre o papel da mulher na ciência e tecnologia como transformação social também nas favelas, ocupando o espaço que temos que ocupar. Um espaço que também é nosso, e é isso que a Expo Favela vem fazer, mostrar nossa potência, dar visibilidade para todo esse brilho que por algum motivo foi ofuscado, mostrar que a mulher da favela tem voz e essa voz é forte”, explanou.

EDIÇÃO MATO GROSSO – A Expo Favela Inovation é a maior feira de negócios da base da pirâmide do Brasil e uma vitrine de empreendimentos e startups que nasceram nas favelas. Em Mato Grosso, a primeira edição da Expo Favela será no mês julho, um evento de negócios que promove o encontro da favela e o asfalto. Já foram mais de 800 inscritos para edição Mato Grosso.

O presidente da Cufa em Mato Grosso, Anderson Zanovello, também participou do evento em São Paulo nos dias 17, 18 e 19 de março. “Participar da Expo Favela Inovation possibilitou retornamos para nosso estado cheios de experiência e novas ideias, já que neste ano, enquanto Cufa, iremos promover a etapa estadual da Expo em Mato Grosso”, declarou Zanovello.

INSCRIÇÕES ABERTAS – Para participar da edição Expo Favela Inovatio MT os empreendedores de favelas, periferias e comunidades do estado ainda podem se inscrever, de forma gratuita, pelo link https://escoladenegociosdafavela.com.br/

Todas as inscrições serão encaminhadas para a Expo Nacional e elas farão parte de um pré-cadastro e vale para todos os setores, como de beleza, serviços, alimentação. Não é preciso ter CNPJ, mas o empreendedor precisa ser morador de favela ou periferia. Podem se inscrever também a pessoa que tem uma ideia e não necessariamente um negócio já pronto.

BS COMUNICAÇÃO | Assessoria CUFA-MT

DEIXE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE
MAIS NOTÍCIAS

PARA SER UM VOLUNTÁRIO EM UMA DE NOSSAS CAMPANHAS OU PROJETOS, NÃO É NECESSÁRIO DISPOR DE GRANDE TEMPO LIVRE. VOCÊ PODE ATUAR NOSSA SEDE ADMINISTRATIVA OU EM UM PROJETO FIXO, CONFORME SUA DISPONIBILIDADE E INTERESSE.

Atenção, os dados que contém (*) são de preenchimento obrigatório.

Nome ( * )
Sobrenome ( * )
Email ( * )
Ex: seuemail@gmail.com
Fone Fixo
Celular ( * )
Endereço ( * )
Número ( * )
Cidade ( * )
Estado ( * )
CEP ( * )
Onde pretende ser voluntário(a)? ( * )
POLITICA DE PRIVACIDADE ( * )

OBRIGADO POR SE INSCREVER!

EM BREVE VOCÊ RECEBERÁ CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DA CUFA MT EM SEU E-MAIL.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

OBRIGADO PELO SEU CONTATO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

FORUMULÁRIO ENVIADO COM SUCESSO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

Pular para o conteúdo