Associação de Desenvolvimento Social das Favelas

Associação de Desenvolvimento Social das Favelas

Zeca Pagodinho é o homenageado do Dia da Favela 2023
CUFA, estados, municípios e outras instituições farão uma série de ações não só no Dia da Favela, 4 de novembro, mas em toda a Semana da Favela, que passa a ser “comemorada” do dia 4 a 10 de novembro

Que dia 4 de novembro é Dia da Favela todos já sabem. O motivo é que a data foi escolhida pela CUFA (Central Única das Favelas) porque foi neste dia que a expressão favela surge pela primeira vez em um documento público/oficial. Foi no Rio de Janeiro, em 1900, quando moradores do atual Morro da Providência, foram mencionados pelo então delegado de polícia, Eneas Galvão ao se dirigir ao governador como um espaço de sujeira, violência e prostituição. O Morro da Favela, ou da Providência, era formado por soldados que lutaram na Guerra dos Canudos (1896-1897), na Bahia, e ficaram marcados pela planta favela, muito comum no Sertão Nordestino.

A Central Única das Favelas (CUFA), juntamente com outras instituições, vai promover a Semana da Favela, entre os dias 4 e 10 de novembro, para continuar a missão de ressignificar o conceito e o significado de favela, e escolheu como homenageado desse ano, o sambista Zeca Pagodinho exatamente por ser uma referência e ao longo da sua trajetória ter contribuído para elevar a autoestima dessa população.

Zeca Pagodinho, por tudo que já fez é merecedor dessa homenagem por entre outras coisas, por sempre exaltar esse lugar através da sua arte.

“O Dia da Favela, assim como a Semana da Favela não são dias apenas de comemoração. Serão também momentos para refletir reivindicar melhores condições para seus moradores. Queremos nesses dias enaltecer as soluções que os moradores encontram para superar parte dos seus problemas”, disse Kalyne Lima, presidente nacional da CUFA. “O Zeca é um grande parceiro da nossa instituição e, sobretudo, exemplo dessa busca por soluções através de iniciativas sociais.

“Será uma semana de muitas ações pelo país inteiro. Essas ações vão trazer muitas reflexões sobre o que é a favela, e tudo o que está presente nesse território. A sociedade tem muito a aprender com a potência e a resiliência dos moradores de favela”, disse Marcio Lima, vice presidente nacional da CUFA.

No Rio de Janeiro, o Dia da Favela é lei no município desde 2006. E, no estado, desde 2019. Em São Paulo, a data entrou para o calendário oficial de eventos do município em 2015.

Mais do que comemoração, a Semana da Favela será marcada por reflexão sobre os problemas existentes nestes territórios. Mas também haverá exaltação da representatividade, da resiliência e da potência presentes nestes territórios.

Fonte: Acessoria / CUFA MT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

PARA SER UM VOLUNTÁRIO EM UMA DE NOSSAS CAMPANHAS OU PROJETOS, NÃO É NECESSÁRIO DISPOR DE GRANDE TEMPO LIVRE. VOCÊ PODE ATUAR NOSSA SEDE ADMINISTRATIVA OU EM UM PROJETO FIXO, CONFORME SUA DISPONIBILIDADE E INTERESSE.

Atenção, os dados que contém (*) são de preenchimento obrigatório.

Nome ( * )
Sobrenome ( * )
Email ( * )
Ex: seuemail@gmail.com
Fone Fixo
Celular ( * )
Endereço ( * )
Número ( * )
Cidade ( * )
Estado ( * )
CEP ( * )
Onde pretende ser voluntário(a)? ( * )
POLITICA DE PRIVACIDADE ( * )

OBRIGADO POR SE INSCREVER!

EM BREVE VOCÊ RECEBERÁ CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DA CUFA MT EM SEU E-MAIL.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

OBRIGADO PELO SEU CONTATO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

FORUMULÁRIO ENVIADO COM SUCESSO!

EM BREVE UM MEMBRO DE NOSSA EQUIPE RETORNARÁ PRA VOCÊ.

Caso necessite de atendimento mais rápido, entre em contato através de nossas redes sociais.

Pular para o conteúdo